Histórias de Sucesso

Pulse: o programa da epharma que impulsiona o engajamento interno e externo das pessoas colaboradoras

Rafael Ramon Alves
Analista de RH pleno
“Com as pessoas colaboradoras trabalhando à distância, tínhamos o desafio de aproximá-las e crescer o engajamento em nossas ações internas e externas. Para isso, a solução da Comunitive foi essencial! Nomeamos o programa de Pulse, e impulsionar seus resultados foi um dos meus desafios quando cheguei na epharma. E, desde janeiro de 2022, com uma estratégia orientada a dados crescemos mais de 20x o número de desafios realizados e hoje temos 94% das pessoas colaboradoras, do nível operacional até o c-level, ativas no programa. O Pulse se tornou referência de engajamento na epharma e, se antes nós precisávamos convidar as áreas parceiras a trazerem suas ações para o programa, hoje a alta liderança já desenha essas ações contando com a plataforma para apoia-las".

O cenário

A epharma notou que as pessoas colaboradoras estariam dispostas a engajar ainda mais com as ações internas e externas da empresa. Com o total de 435 pessoas colaboradoras em home office, a empresa apostou na criação de uma comunidade para aumentar o engajamento, aproximar o relacionamento e aumentar a taxa de pessoas colaboradoras promotoras da marca.

O desafio

A epharma concentrava sua comunicação e interação com as pessoas colaboradoras unicamente na sua rede social interna, o que não se mostrava suficiente para melhorar o engajamento entre as pessoas. Com as pessoas trabalhando à distância, a empresa viu a necessidade de investir em uma estratégia que permitisse a aproximação entre essas pessoas e que as tornasse membros ativos dentro da empresa. Além disso, a epharma também tinha como objetivo intensificar a interação e o alcance nas redes sociais, conquistando pessoas colaboradoras dispostas a promover a empresa de forma orgânica.

A solução

Com o objetivo principal de estimular e reconhecer o engajamento das pessoas colaboradoras, a plataforma da Comunitive se mostrou ideal para apoiar essa demanda. O programa criado pela epharma foi batizado de Pulse, e tem seus objetivos bem delineados:

  • Estimular o engajamento das pessoas colaboradoras
  • Impulsionar a marca empregadora da epharma nas redes sociais
  • Reconhecer e recompensar as pessoas mais ativas no programa

A divulgação

Com o programa implantado, a epharma começou sua divulgação através de lives, posts nas redes sociais, e-mails marketing e comunicador interno.

Os resultados

Além de ter sido a solução perfeita para hospedar o programa Pulse, a plataforma da Comunitive trouxe resultados interessantes para a epharma:

Comunicação Interna: passou a ser feita totalmente por meio do programa Pulse, aumentando o número de visualizações nas comunicações

Mais de 6 mil resultados alcançados em setembro de 2022, durante a campanha de desafios diários, realizada em comemoração ao aniversário de um ano de uso da plataforma

261 membros ativos no programa: mais de 60% das pessoas colaboradoras cadastradas na plataforma

Mais de 26 mil desafios realizados

264 avaliações no Glassdoor vindas por meio dos desafios realizados no programa

98% das pessoas recomendam a empresa a um amigo no Glassdoor: nota de 3,9 para 4,8 alcançada após a criação do programa

Mais de 210 avaliações no aplicativo da empresa vindas do programa

93%: percentual alcançado na mensuração do eNPS da empresa

Mais de 2 mil reações nas redes sociais por mês vindas das pessoas colaboradoras

Mais de 400 compartilhamentos orgânicos nas redes sociais

Mais de 340 mil pontos distribuídos para os usuários

Mais de 170 recompensas já resgatadas

Bate-papo com a epharma

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A epharma é uma das principais plataformas de gestão de benefícios de medicamentos do país. A empresa, fundada em 1999, atua como um elo, unindo os ecossistemas de tecnologia e saúde, e criando conexões inteligentes entre os seus principais públicos: indústrias farmacêuticas, farmácias e drogarias, startups, setor público e empresas privadas de diversos segmentos. Pioneira ao lançar o PBM – Plano de Benefícios de Medicamentos no Brasil, conta com mais de 30 mil farmácias e 1.800 clínicas e laboratórios credenciados em todo o país, beneficiando 30 milhões de pessoas e gerando economia acima de R$ 750 milhões em 2020.
Solução Utilizada
Comunitive Employee
Desafio
Centralizar a Comunicação Interna da empresa e manter as pessoas colaboradoras engajadas com as ações da empresa.
Segmento da Empresa
PBM, saúde e bem-estar

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