Como a Comunitive utilizou sua própria solução para engajar os participantes do RD Summit

Em novembro de 2018, a Comunitive foi patrocinadora de um dos maiores eventos de Marketing Digital da América Latina, o RD Summit 2018. Nesse post contaremos sobre essa experiência. 😃

Em Maio de 2018, quando a Comunitive decidiu patrocinar o RD Summit, havia um grande desafio junto dessa decisão que era: como fazer o nosso estande, na área de startups, se destacar no meio de outras centenas de empresas com orçamentos e estandes maiores? 

Antes de continuar, acredito que vale uma explicação sobre o que é a Comunitive 😃 A Comunitive é uma solução de Marketing de Defensores que ajuda empresas a escalar o engajamento de seus clientes/colaboradores, transformando-os em defensores da marca através de uma plataforma gamificada, aumentando sua retenção, estimulando o compartilhamento de suas experiências e atraindo novos clientes. Confira mais no vídeo abaixo:

Dessa forma, na primeira reunião de planejamento para o evento foi decidido: vamos usar nossa própria solução para tornar os participantes do RD Summit em Defensores da Comunitive.

Foi quando surgiu um novo desafio: como engajar as pessoas que entrariam no nosso programa até o evento, e um período tão curto de tempo?

PLANO EM AÇÃO

Três semanas antes da semana do evento lançamos o programa Comunitive no RD Summit. O programa foi divulgado em grupos de Facebook e WhatsApp criados para participantes do RD Summit 2018.

COMO CHAMAMOS A ATENÇÃO DESSAS PESSOAS?

  • Produzimos brindes exclusivos que poderiam ser retirados apenas através dos pontos adquiridos através dos desafios realizados no programa.
  • Fizemos uma curadoria de dicas para o RD Summit e temas relacionados ao evento.
  • Atividades que estimulassem o fortalecimento da rede de contatos dos participantes!
  • E para potencializar o engajamento decidimos usar a gamificação da plataforma ao extremo: disponibilizamos três grandes recompensas que seriam entregues a partir do ranking gerado no programa.

DEU CERTO?

Sim! Nossa estimativa é que tivéssemos em torno de 100 pessoas participando. Foram mais de 340 participantes no programa e que resultaram em mais de 3500 desafios realizados.

HOUVE ENGAJAMENTO?

Logo no primeiro dia do evento, quando o evento mal tinha iniciado, já recebemos sinais de como a gamificação estava estimulando o engajamento dos participantes – foram mais de 3500 desafios realizados no período.

  • Teve participante que criou alarme às 6h da manhã para verificar se haviam novos desafios.
  • Participantes saindo de palestras grandes (como Ricardo Amorim) para realizar desafios relâmpagos do programa.
  • Além das confissões dos participantes para a nossa equipe relatando eles estavam viciados nos desafios!

RESULTADOS

  • Conseguimos trazer essas pessoas para o nosso estande – que nos geraram ótimas conversas, trocas de experiências e novos Embaixadores da Comunitive.
  • Recebemos muitas pessoas trazendo outros amigos para mostrar quem era a Comunitive e falar o quanto estavam “viciados” em fazer os desafios. Além disso, também tivemos:
  • Mais de 500 leads gerados.
  • Mais de 100 novas curtidas na página do Facebook.
  • Mais de 100 novos seguidores no perfil do Instagram.
  • Mais de 60 novos seguidores na página do Linkedin.
  • 125 compartilhamentos, no Linkedin, de artigos do blog da Comunitive.
  • Mais de 40 publicações no Linkedin sobre a experiência com a Comunitive no RD Summit.

QUAL FOI O FEEDBACK DOS PARTICIPANTES?

“Durante as últimas semanas participei de uma ação de marketing de defensores, e foi extremamente importante para que eu pudesse perceber como isso se impulsionará nos próximos anos… Vale a pena dar uma olhada na Comunitive e nas suas propostas! Eu achei sensacional!!” Bruna Leite

“Experiência incrível. Gamificação nas Empresas é muito massa, com conteúdo de qualidade então… Top demais.” Regis Do Nascimento Faccini

“Uma nova experiência com a Comunitive do qual não conhecia o que era Marketing de Defensores. Aprendi a sua importância com também a necessidade. Através do seu desafio aprendi sobre a Comunitive e seus parceiros. Valeu, Comunitive.” Gizele Oliveira Bertelli

“O Marketing de Defensores é uma plataforma dinâmica que utiliza a gamificação para conquistar amantes apaixonados por sua marca.” Leonardo Baltar Pereira Leite

“Mais que desafios a Comunitive tem me proporcionado muito conteúdo e um atendimento incrível!” Julia Brito

“Tem sido incrível esse RD Summit. E descobrir a Comunitive e a relevância que o Marketing de Defensores traz para nossa estratégia de marketing, é incrível.” Diego Luciano

QUEM ESTEVE NO NOSSO ESTANDE DO RD SUMMIT

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X