Guia: Cultura Organizacional – Dicas para construir uma melhor cultura organizacional

A Cultura Organizacional é o conjunto de práticas, hábitos e valores adotados por uma empresa. Entenda sua importância para o sucesso de um negócio.


Ter uma cultura organizacional forte é essencial para as empresas que buscam motivar seus colaboradores, marcar presença no mercado e se diferenciar dos concorrentes. Pensando nisso, é importante saber que toda companhia é composta por 4 grandes dimensões:

  • Estratégia: responsável por delimitar qual é o espaço que a empresa ocupa no mercado;
  • Tecnologia: o entendimento que a companhia possui para atingir seus objetivos, ou seja, diz respeito ao conhecimento aplicado;
  • Estrutura: corresponde à forma que a empresa aloca os recursos que possui;
  • Pessoas: é a parte central da organização, que possibilita que os processos caminhem rumo ao desenvolvimento.

Qualquer modificação em algum desses elementos, modificará o equilíbrio do negócio e exigirá algum tipo de ajuste em termos de gestão.

Geralmente, quando líderes empresariais buscam informações sobre cultura organizacional, eles estão vivendo um dos seguintes cenários:

  1. A cultura organizacional está enfraquecida, com colaboradores que não estão engajados com os objetivos da empresa;
  2. Existe uma cultura organizacional, mas que precisa ser desenvolvida e comunicada de forma mais efetiva. Nesse cenário, o objetivo geralmente é a retenção de talentos.

Caso você seja um líder ou colaborador que busca reforçar a importância da cultura organizacional, esse artigo é para você.

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O que é cultura organizacional?

Cultura é tudo aquilo que um grupo de pessoas compartilha. É o conjunto de normas, crenças, valores, comportamentos, hábitos, tradições, conhecimentos e experiências de um grupo social. 

Portanto, a definição de cultura organizacional engloba todos os valores compartilhados pelos colaboradores, que tornam a empresa única e a difere em meio ao mar extenso de outras organizações no mercado.

Por envolver a equipe e o propósito (a Missão) da empresa, não podemos tratar a cultura organizacional como algo que você implementa de uma hora pra outra, mas sim um processo regular, constante e que precisa ser pensado estrategicamente

É isso o que permite a identificação e a diferenciação entre um grupo e outro. É o que constrói a identidade, tornando possível a comunicação interna e a interação efetiva entre os membros desse grupo. Além disso, é o que auxilia a consistência das tomadas de decisão, mantendo a coesão das equipes.

Por esses motivos é que podemos afirmar que a cultura organizacional pode ser uma alavanca para os negócios. Isso uma vez porque um produto pode até ser reproduzido por outras companhias, mas a maneira como as pessoas que constroem a empresa pensam e interagem no dia-a-dia com colegas e clientes não pode ser reproduzida. 

A imagem do “iceberg cultural” nos ajuda a compreender um pouco melhor como diferentes elementos atuam na construção do conceito de cultura organizacional, e como eles se distribuem de forma mais aparente ou profunda na construção de uma empresa. Dá uma olhada:

Vale lembrar que cada organização irá possuir um conjunto de missão, visão e valores diferentes – vamos nos aprofundar um pouco mais adiante nesses temas – e não existe uma maneira certa ou errada de ser. O que existe é adequação ao tipo de público-alvo que a organização atende e ao local que ela ocupa no mundo.

Enfim, não podemos deixar de ressaltar a importância de compreender o “jeito de ser” de uma empresa. Ele é fundamental para a construção de uma cultura organizacional coesa. A Mônica Santos, diretora de RH do Google Latam, explica o que é esse “jeito de ser” e como isso acaba refletindo em toda a cultura da organização.

Planejamento estratégico: Missão, visão e valores

Ao desenvolver seu planejamento estratégico, uma empresa dedica tempo e esforços a três pontos, importantes elementos da cultura organizacional:

  • Sua Missão
  • Sua Visão
  • Seus Valores

Esses três pontos serão os pilares da mensagem empresarial e os modelos para o dia a dia dos colaboradores. Essas definições dizem qual é o propósito maior da marca, onde ela quer chegar e quais valores vão guiá-la até lá. 

cultura organizacional missão visão valores

Missão

Missão é a razão de ser de uma empresa. É o propósito pelo qual todos que a constroem trabalham. A missão deve ser a identidade da organização e deve esclarecer qual é o seu negócio de forma concisa e objetiva. Sobretudo, é o dever da marca no mundo.

Aqui na Comunitive, a nossa missão é conectar pessoas e marcas, e levamos isso muito a sério de forma a estruturar o nosso produto e a maneira como trabalhamos em torno desse propósito. 

Visão

A visão é o futuro, o destino no qual uma empresa quer chegar. Para isso, é aqui que os objetivos de longo prazo são traçados, de forma a orientar as ações e aspirações da organização rumo ao futuro.

Contudo, é importante que essas metas sejam palpáveis e realistas, para motivar líderes e colaboradores a irem além e conquistarem novos caminhos.

Valores

Depois de estabelecer a missão da empresa e o que ela deseja alcançar, serão necessárias ações que coloquem tudo isso em prática de forma a incorporar esses princípios no dia-a-dia da companhia. 

É aqui que os valores são necessários, pois representam as crenças e comportamentos que guiarão a empresa em direção aos objetivos que ela espera alcançar. 

Quando bem executadas, essas ideias permeiam todo o ambiente da empresa e, todas as ações que ela emprega. Por esse motivo, estes conceitos não devem ser apenas uma convenção, mas devem representar a essência do negócio e servirá para balizar ações, decisões e estratégias que contribuirão para o crescimento contínuo do empreendimento.

A importância da cultura organizacional

Já sabendo o que é a cultura organizacional e quais são os pilares de sua construção, podemos partir para a importância da construção cultural para as empresas.

Uma empresa com valores bem definidos e comunicados de forma efetiva, aumenta o impacto positivo da liderança em relação ao comportamento dos colaboradores. Uma cultura organizacional eficiente transforma o ambiente de uma empresa, de forma a trazer mais objetividade, produtividade e sinergia entre todos os envolvidos.

E, além disso, temos benefícios importantes com esse processo:

  • Crescimento da percepção de marca: a marca é percebida como relevante, pois cuida bem de seus funcionários e de seu clima organizacional. Isso o que impulsiona o Employer Branding da empresa;
  • Retenção de talentos: funcionários satisfeitos tendem a permanecer na organização;
  • Contratações de excelentes profissionais: funcionários satisfeitos indicam outros bons funcionários;
  • Engajamento de colaboradores com a marca: funcionários engajados motivam equipes e performam melhor.
  • Aquisição de clientes: com o crescimento da percepção de marca e melhor performance das equipes, mais clientes serão captados;
  • Seus colaboradores serão Defensores da sua Marca: atividades de engajamento farão com que seus colaboradores compartilhem a mensagem da empresa.

Pensando em questões financeiras, importantes para gestores, podemos também destacar sobre como a cultura organizacional impacta na redução de custos.

Algumas das vantagens deixam claro esse ponto, que é influenciado pela retenção de talentos e com o engajamento dos colaboradores com a marca.

Com certeza você já ouviu que ‘’reter custa menos do que adquirir’’, certo?

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Qual a diferença entre Clima e Cultura Organizacional?

A cultura organizacional influencia no clima organizacional diretamente, pois estabelece os valores que serão empregados no cotidiano da empresa. Dessa forma, a cultura e o clima organizacional são pontos fundamentais para aumentar a satisfação dos colaboradores e garantir o sucesso da empresa.

Contudo, não se tratam da mesma coisa. O clima organizacional é o conjunto das opiniões e percepções dos colaboradores a respeito da empresa em que trabalham.  Ele funciona como um indicador da satisfação individual e coletiva dos profissionais com o ambiente de trabalho.

Já a cultura organizacional, como vimos, são as crenças, valores e tradições compartilhadas por um mesmo grupo. Em uma empresa, ela consiste no posicionamento da organização diante do mercado e da sociedade.

Tanto o clima quanto a cultura, são elementos que contribuem para que a empresa se destaque e se torne única entre as demais.

Quais são os principais tipos de cultura organizacional?

Agora que já compreendemos como funciona a cultura organizacional, vamos falar sobre os tipos existentes, que facilitam sua aplicação de acordo com os diferentes tipos e objetivos de negócio. 

  1. Cultura de pessoas: aqui, o foco da cultura organizacional é nas pessoas que fazem parte da empresa. Companhias que adotam esse tipo de cultura procuram planejar estratégias que valorizam o trabalho dos seus funcionários, a integração da equipe e o crescimento profissional de cada um conforme a própria empresa cresce.
  2. Cultura de poder, papéis e hierarquia: essa corrente preza pela hierarquia organizacional e a centralização nos líderes para a tomada de decisão. O foco da cultura do poder é na eficiência e precisão dos processos, em que os colaboradores conhecem seus papéis e centralizam as informações em seus líderes.

Modelos como este são bem comuns, mas é preciso se atentar para as características do negócio e estudar a adequação. Por exemplo, se uma empresa que está buscando inovação e alinhamento às últimas tendências de mercado aderir a essa cultura, provavelmente os resultados serão desastrosos.

  1. Cultura de tarefas: a base dessa cultura é o comprometimento coletivo com os objetivos da empresa. Neste tipo de cultura, o foco dos colaboradores está na solução de problemas específicos, tendo como foco pequenas equipes especializadas para resolver demandas pontuais. 

Neste caso, o clima organizacional é bastante flexível e o ritmo de trabalho é ditado pelos acontecimentos que surgem.

  1. Cultura adaptativa: este tipo de cultura é marcada por uma descentralização da gestão e maior liberdade na tomada de decisões, em que as novas ideias e a individualidade dos membros da equipe são valorizadas.

Aqui, a capacidade de adaptação às mudanças é valorizada.

Como construir a cultura organizacional da sua empresa?

Empresas como Netflix, Google, Taco Bell e muitas outras, não construíram culturas organizacionais fortes da noite para o dia, e muito menos utilizaram métodos já disponíveis no mercado.

Como mencionamos no início do texto, a cultura é construída através da interação e da comunicação entre as pessoas, e varia de acordo com o mercado da empresa, o público e o modelo de negócio. Então, é algo que cada empresa deve adaptar à sua realidade.

Pensando nisso, separamos uma série de ações que podem ser implementadas, para auxiliar esse processo de construção de uma cultura forte. Confira a seguir!

1 – Construa um programa de Employee Advocacy

Empresas com culturas organizacionais fortes possuem colaboradores engajados e motivados.

Quando a empresa consegue engajar seus colaboradores e disseminar sua cultura, fica muito mais fácil de mantê-los satisfeitos, motivados e encantados, a ponto de quererem compartilhar com os clientes, amigos e conhecidos seu amor pela marca.

O programa de Employee Advocacy desenvolve uma série de estratégias e ações de engajamento a serem realizadas por seus funcionários, a fim de construir uma cultura forte em que cada membro da equipe será ouvido e terá um papel relevante para o crescimento da organização.

2 – Estruture a sua empresa de acordo com a mensagem que quer transmitir

Organize um ambiente de trabalho agradável, com um layout atrativo e que traga conforto aos funcionários, possibilitando assim garantir mais facilmente a felicidade organizacional.

Fique de olho na iluminação, na distribuição de mesas, nos diferentes espaços, e procure proporcionar um ambiente que estimule a interação e a criatividade dos colaboradores.

Até apostar em uma música ambiente chega a pode ser uma boa pedida para o processo. De acordo com a WebpageFX, 90% dos funcionários tem um melhor desempenho quando escutam música.

3 – Cuidado com reuniões inúteis

Reuniões demandam tempo do facilitador e dos envolvidos.

Reuniões diárias, então, tornam-se inúteis e desnecessárias.

Em uma pesquisa realizada pela Lane End Conferences, funcionários disseram que 28% das reuniões eram desnecessárias, e 45% disseram que eles seriam mais produtivos se a empresa banisse as reuniões por um dia.

4 – Respeite e reconheça os seus colaboradores

Valorize os seus funcionários e eles estarão ao seu lado.

Funcionários respeitados e reconhecidos tendem a permanecer, em média, por cerca de 4 anos nas organizações, enquanto empresas que dão maior valor a tarefas, conseguem reter os colaboradores por menos de 3 anos, em média.

5 – Ofereça flexibilidade a sua equipe

Funcionários com tarefas ou rotinas flexíveis, tanto no que diz respeito ao horário quanto à demanda, tendem a ser mais satisfeitos em seus ambientes de trabalho.

De acordo com o Single Grain, organizações flexíveis tendem a:

  • Performar 20% melhor do que seus competidores;
  • Estão 2,1% acima do Benchmark de mercado;
  • Possuem melhores relações com parceiros;
  • Lucram 1,2% a 1,7% mais do que empresas do mesmo mercado.

6 – Comunique Missão, Visão e Valores assertivamente

É fundamental que todos os colaboradores da empresa conheçam o seu negócio, saibam aonde querem chegar e se comportem em sinergia.

Uma equipe engajada e motivada é uma equipe que trabalha bem em conjunto, que tem autonomia para trabalhar e que possuem objetivos de carreira conectados aos objetivos da sua empresa.

Além de terem valores pessoais alinhados aos valores disseminados pela empresa.

7 – Monte um Culture Code para a sua empresa

O Culture Code é o manual cultural da sua empresa, que deve conter todas as informações de Missão, Visão e Valores.

Lá, tanto os seus colaboradores quanto o público em geral, terão conhecimento sobre o que a sua empresa acredita, como vocês trabalham para alcançar os objetivos e o que é esperado de cada funcionário.

Na internet, você pode ver alguns exemplos de Culture Codes, como os da Resultados Digitais, da Rock Content e da Netflix.

As marcas de maior destaque hoje, estão obtendo cada vez mais sucesso com suas culturas organizacionais.

Cultura Organizacional e Comunicação Interna

Tão importante quanto construir uma cultura organizacional forte, é saber transmiti-la à empresa, para que todos possam compartilhar dos mesmos princípios.

Para isso, é fundamental contar com uma comunicação interna eficaz, a fim de disseminar a cultura organizacional e conquistar a admiração e comprometimento das equipes.

É importante que essa comunicação seja bidirecional, de forma que fale com todos os colaboradores, independente do cargo que ocupam, além de permitir a interação e o feedback dos profissionais.

Uma excelente opção para divulgar a cultura da empresa é apostar em ações de endomarketing, que reforcem os valores da organização e a aproxime dos colaboradores.

Para complementar a sua leitura indicamos o nosso eBook: 10 exemplos reais de endomarketing para aplicar na sua empresa. Trouxemos exemplos de empresas como 

Como comunicar a Cultura de forma eficaz

Há muitas formas de transmitir os valores de uma empresa. Independente da forma escolhida, ela precisa passar a informação de maneira clara e eficaz a todos os colaboradores, para que possam assimilar os princípios da organização.

Propagar a cultura organizacional não é a mesma coisa que transmitir uma notícia. Isso porque os valores precisam ser disseminados e inseridos no cotidiano na organização, de forma que possam ser apreendidos e vividos pelos profissionais.

Desa forma, para transmitir a cultura organizacional de forma efetiva aos colaboradores, é preciso seguir alguns passos básicos, que veremos a seguir: 

Conheça bem os colaboradores

Esse é um ponto fundamental para estabelecer uma comunicação eficaz: conhecer bem os profissionais. Isso é importante para estabelecer a voz a ser utilizada com os colaboradores, a fim de se comunicar com uma linguagem que seja facilmente compreendida por todos ou pela grande maioria. 

Considere a jornada dos colaboradores, o setor, seus desafios diários e todos os dados relevantes. Se necessário, a comunicação da cultura pode ser realizada por setores, caso exista a necessidade de adotar linguagens diferentes.

É importante que os profissionais compreendam a importância do trabalho que realizam e do seu papel para que a empresa alcance seus objetivos. Isso motiva e engaja os colaboradores, pois possibilita que compreendam a conexão entre o seu trabalho e o sucesso da organização.

Envolva a Liderança

É essencial que a liderança da empresa esteja alinhada com sua cultura organizacional, uma vez que são os principais disseminadores dela no dia a dia. Por isso, não se esqueça de envolvê-los na construção da cultura da empresa.

 A liderança de uma empresa é o elo entre a organização e seus colaboradores e exerce um forte poder de influência. Sendo assim, busque garantir que os líderes estejam alinhados com o propósito da empresa, a fim de transmiti-la de forma clara, alinhando a teoria com a prática.

Defina seus Canais de comunicação

Conhecendo bem seus colaboradores e envolvendo a liderança, é necessário contar com canais de comunicação, para que a cultura seja disseminada de forma eficaz. Para isso, a empresa precisa identificar quais canais fazem sentido dentro da dinâmica da organização.

Identifique e avalie os canais disponíveis e quais deles podem ser eficazes na estratégia da empresa. Além disso, considere se os meios já utilizados possuem maior aceitação dos colaboradores.

Há vários canais disponíveis para a comunicação interna, que podem ser via e-mail, intranet, informativos, quadros de avisos, aplicativos de mensagens corporativas instantâneas, entre outros.

Qual a relação da Jornada do colaborador com a Cultura Organizacional?

Primeiramente, é importante deixar claro que a cultura organizacional precisa transparecer em cada ação da empresa. Logo, ao definir a jornada do colaborador, a empresa precisa considerar todas suas etapas de contato com a empresa.

Uma vez que essa jornada é composta por todas as experiências de um profissional com uma empresa, a cultura precisa ser posta em prática em cada momento, desde quando o profissional é ainda um candidato, enquanto ele é um colaborador e até mesmo após o seu desligamento.

Dessa forma, a relação entre ambos é que a cultura de uma empresa precisa andar lado a lado com a jornada dos colaboradores, e deve estar refletida em cada ação da empresa durante o relacionamento com os profissionais.

Como facilitar a compreensão da cultura organizacional?

Ainda que a cultura organizacional esteja bem definida e a empresa conte com uma boa comunicação interna, pode ser que nem todos os colaboradores a compreendam. Por isso, é importante adotar algumas boas práticas para ela ser apreendida por todos. Confira a seguir algumas dicas! 

Foque em contratações assertivas

Essa é a principal dica para ter colaboradores que compreendam a cultura da empresa. Ao contratar profissionais alinhados com os princípios da organização, fica muito mais fácil garantir que eles compartilhem os mesmos objetivos.

O esforço necessário para fazer um colaborador vestir a camisa da empresa quando ele não compartilha da mesma visão da organização, é muito grande e nem sempre é garantido que dará resultado.

Por isso, foque em um RH estratégico que faça contratações assertivas, que considere as soft skills e hard skills necessárias para a organização.

Você pode optar por realizar um teste de fit cultural, que irá avaliar se os objetivos, valores e a perfil do profissional estão alinhados com a cultura da empresa.

Compartilhe a missão, visão e valores

De nada adianta querer que os profissionais estejam alinhados com os princípios da empresa se você não os compartilha com as equipes. Deixe bem claro a missão, visão e valores da organização, de preferência ao acesso de todos, seja em um quadro informativo, intranet ou outro canal.

Além de lembrá-los sempre desses princípios, mantê-los à vista ainda ajuda a manter o engajamento dos colaboradores. Quando as equipes conhecem e concordam com esses princípios, trabalham em equipe para alcançá-los, uma vez que sabem que isso trará benefícios para todos.

Cultive e divulgue algumas regras internas

Como vimos, a cultura organizacional tem relação direta com o clima da empresa. Por isso, é importante estabelecer algumas regras de boa convivência alinhadas com a cultura, a fim de garantir o bem-estar dos profissionais.

Essas regras devem ser definidas conforme a estratégia da empresa, e devem estar alinhadas com a cultura. Elas podem incluir noções básicas de convívio diário, assim como questões mais delicadas a respeito de inclusão, empatia e trabalho em equipe, por exemplo.

As regras ajudam a manter os princípios da cultura organizacional, além de orientar o comportamento coletivo que a empresa almeja e estimular a cooperação entre os profissionais.

Como conservar a cultura organizacional?

Agora que você já viu como construir a cultura organizacional, comunicá-la e facilitar a sua compreensão, é fundamental saber como conservá-la. Mesmo que você tenha um excelente planejamento, é preciso pensar em como estimular essa cultura e manter suas estruturas.

Sabemos que a cultura organizacional possui princípios imutáveis, contudo, eventualmente é necessário fazer algumas alterações. Isso pode acontecer por diversas razões, como a entrada de uma pessoa com deficiência na organização, por exemplo, que pode exigir um reposicionamento da empresa.

Portanto, a cultura deve se adaptar à realidade da empresa e acompanhar os acontecimentos, mantendo sempre os princípios básicos e primordiais como a missão, a visão e os valores estabelecidos.

Além disso, é importante desenvolver uma estratégia de promoção e conservação da cultura organizacional e envolver todos os colaboradores, para contribuírem na tomada de decisão. Algumas ações básicas podem ajudar nesse processo, tais como:

  • Ser um exemplo para os colaboradores aplicando e vivendo diariamente a cultura corporativa;
  • Praticar e reforçar a cultura com ações e dinâmicas;
  • Estabelecer uma política de feedbacks que permita que os colaboradores deem sua opinião a respeito da cultura e contribuam para a sua manutenção.

Com essas ações, fica mais fácil manter a equipe alinhada e engajada com os objetivos da organização. Vale lembrar que a liderança tem um papel fundamental nesse processo, uma vez que são referência para os colaboradores.

Cultura Organizacional — Exemplos de Empresas com uma cultura Forte

Netflix promove manifesto público sobre a sua cultura organizacional

A Netflix, por exemplo, ao desenvolver o seu modelo de cultura organizacional, chamado ‘’Cultura Netflix: Liberdade e Responsabilidade’’, pregou a importância de manter os processos e condutas flexíveis a fim de evitar gastos desnecessários advindos de controles excessivos.

Podemos perceber que a Netflix dá muita atenção à capacidade do funcionário de responder pelos seus atos, assumir suas responsabilidades e coordenar o seu trabalho de maneira correta e que atenda às expectativas da empresa.

Dentre os exemplos de cultura organizacional, a da Netflix valoriza o comportamento de empreendedor, mesmo em funcionários sob regime trabalhista. Essa postura de atribuir-se do que deve ser feito, é uma característica importante nos profissionais e ajuda muito no crescimento da empresa.

De acordo com o Single Grain, funcionários felizes são 12% mais produtivos, enquanto funcionários infelizes são 10% menos produtivos.

Funcionários do Google estão 37% mais felizes

Esses dados foram comprovados não somente pela Netflix, como citei acima, mas pelo próprio Google, percebido por muitos como uma das (ou até a) melhores empresas do mundo para trabalhar.

O Google criou um programa de desenvolvimento, engajamento e também de estruturação ambiental que favorece o trabalho em equipe, a criatividade, a harmonização e a flexibilidade.

Com isso, o Google aumentou a felicidade dos seus funcionários em 37% e logo, perceberam uma força de trabalho mais rápida e eficaz.

Taco Bell aumenta em 55% os seus lucros com cultura organizacional

A Taco Bell, uma das maiores redes de fast-food dos Estados Unidos, aumentaram 55% dos lucros graças aos valores pregados em sua cultura organizacional, que envolvem satisfação dos funcionários, retenção e consequentemente um menor índice de rotatividade (turnover).

De acordo com a Washington State University, culturas fortes tem uma taxa de rotação de 13.9%, contra uma taxa de rotação de 48.4% em empresas com culturas mais fracas.

A Sankhya transformou seus colaboradores em sua principal arma para distribuição de conteúdo

Em parceria com a Comunitive, a Sankhya começou o seu programa de Employee Advocacy com o objetivo de engajar seus colaboradores com os diferentes conteúdos produzidos pela empresa.

Durante esse período, foram gerados 2.693 compartilhamentos orgânicos de conteúdo no Facebook, 1.891 compartilhamentos orgânicos de conteúdo no LinkedIn e mais de 12.000 visitas no blog da empresa, além das mais de 175 avaliações positivas no próprio Facebook.

Como vimos anteriormente, funcionários motivados também são potenciais métodos de aquisição de novos clientes.

Nesse período, foram mais de 130 indicações de potenciais clientes feitas somente pelos colaboradores.

Veja aqui o case completo!


Empresas que obtêm sucesso com cultura organizacional, são provas de que a construção ou transformação cultural é um ponto-chave para a evolução das empresas e de seus colaboradores.

O planejamento a ser seguido é muito relativo, como foi dito no começo do artigo, e varia bastante de acordo com a necessidade de transformação que cada negócio tem.

A cultura organizacional contribui também com o ritmo de inovação do mercado, buscando levar maior satisfação aos profissionais e também elevar a percepção de marca das empresas ao público.

Se você quiser conhecer mais sobre Employee Advocacy e saber como essa ferramenta pode engajar todos os colaboradores da sua empresa e transformar a sua cultura organizacional, solicite uma demonstração!

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

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