8 ações de Endomarketing para transformar seus colaboradores em Defensores da Marca

Planejar e desenvolver ações de Endomarketing são passos fundamentais para marcas que desejam proporcionar um ambiente de trabalho positivo aos seus colaboradores.

Tendo em vista que essas ações geram uma série de benefícios para as empresas, como engajamento interno, retenção e atração de talentos, coleta de feedbacks sobre o ambiente de trabalho e aumento na produtividade, acredito que deva ser visto com outros olhos por você.

Além disso, vale ressaltar que as opiniões e posicionamentos dos seus colaboradores a respeito da sua marca são importantes canais de visibilidade, podendo influenciar seu público consumidor.

Um Endomarketing bem planejado e executado coloca as empresas no caminho certo para a construção de uma Cultura Organizacional sólida e para o reconhecimento dos clientes.

Qual o papel do Endomarketing na Cultura Organizacional?

Ao falarmos sobre cultura organizacional, nos referimos aos valores, comportamentos e crenças das pessoas que fazem parte de uma empresa.

Assim, as ações de Endomarketing visam estabelecer padrão cultural entre todos os colaboradores, fundado pelos administradores e executivos da organização, independentemente dos seus níveis hierárquicos.

Com o passar dos tempos, as gerações passaram a pedir por culturas menos centralizadoras, onde não necessitam de uma figura central ditando ações e comportamentos corporativos.

cultura organizacional


Atualmente, as gerações Y e Z não se adaptam mais a esse tipo de cultura, de modo que as organizações tiveram que se adaptar e adotar uma estrutura onde todos têm voz, e não somente as chefias.

Esse é um exemplo de mudança na cultura organizacional, que pode ser feita com o uso das estratégias de Endomarketing.

Quais ações de Endomarketing podem ser aplicadas em sua empresa?

As ações de Endomarketing podem ser praticadas de diversas formas. 

Mas, ao pensar em construir ações de Endomarketing, você deve levar em conta a realidade da sua empresa. Nisso, podemos destacar os seguintes pontos:

  • Orçamento disponibilizado para ações internas e colaboradores;
  • Tempo disponível;
  • A seleção dos colaboradores envolvidos nas ações de Endomarketing deve ser baseada em comprometimento com a empresa e criatividade.
  • Antes de agir, saiba se essas ações são relevantes para o público-alvo: seus colaboradores

Alinhando esses 3 pontos com seus superiores ou com sua equipe, uma certeza você pode ter:


‘’Qualquer ação que fortaleça o relacionamento entre empresa e colaboradores é válida.’’

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